logo
26
jan

Guerrilha nas eleições

Uma boa estratégia pode reverter mesmo os cenários eleitorais mais difíceis.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
18
dez

Manual do Impeachment

Com a polêmica do processo de impeachment de Dilma Rousseff tramitando na Câmara, muita gente se arrisca a palpitar no que deve ou não acontecer com a presidenta do Brasil. Como a maior parte da população desconhece os processos jurídicos e legislativos envolvidos, muitas vezes, afirmações equivocadas acabam viralizando – diferente do que dizem nas redes sociais, não há chance de o deputado mais votado ser empossado presidente, por exemplo.

Para ajudar a compreender esse processo complexo, a Ahead apresenta o Manual do Impeachment.

Há muito mais etapas e curiosidades a respeito do impeachment do que você pode imaginar.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
27
nov

Como se constrói um presidente

O El País fez uma análise interessante sobre o trabalho do assessor equatoriano Jaime Durán Barba na campanha presidencial argentina de 2015.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
18
nov

14 milhões de pessoas acham que o copo vermelho é ofensivo?

Na última semana, assistimos a uma polêmica entre alguns internautas religiosos conservadores e a rede Starbucks. O motivo? Um simples copo vermelho. Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
04
nov

Jeb can fix it: quando você sabota sua própria campanha

Depois da crise vivida pela pré-candidata Carly Fiorina, foi a vez de Jeb Bush cometer erros feios em sua campanha para ser o candidato republicano nas eleições americanas. Jeb conseguiu ser ainda mais desatento que Carly e talvez isso possa custar muito mais caro para ele do que custou para ela.

Jeb Bush era um dos favoritos na disputa das primárias americanas – eleições internas nos partidos em que são escolhidos os candidatos à presidência – mas, nos últimos meses, viu sua candidatura despencar ladeira abaixo. Em um último golpe desesperado, mudou a diretriz e o slogan de sua campanha para “Jeb can fix it” (Jeb pode consertar, em tradução livre). O problema é que a equipe dele não só não percebeu o perigo desse slogan, como também não aprendeu nada com os erros dos adversários.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
28
out

Seja parceiro nessa luta

O câncer de mama afeta mais de 57 mil mulheres por ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Assim como a maioria dos casos da doença, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso, as campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, são tão importantes. E, por isso, é vital que as grandes instituições nacionais se engajem nessa iniciativa.

Pensando nisso, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos e a agência de comunicação Porta-Voz, a Ahead entra com tudo na reta final dessa campanha.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
20
out

Quem não bate, ganha?

Existe uma crença política no Brasil de que fazer uma campanha de ataque é ruim – o famoso “quem bate, perde”. O senso comum nos leva a crer que os espectadores da disputa tendem a achar campanhas ofensivas ruins e que os candidatos que atacam seus oponentes são os piores. A pergunta que fica é: então a campanha vencedora certamente é a que não bate em ninguém?Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
14
out

Guerrilha de Congestionamento

Ficar parado no trânsito não tem a menor graça e é até causa de muito estresse para milhares de moradores de cidades grandes. Muitas empresas se aproveitam do rádio para atingir esse público entediado, mas o congestionamento guarda um potencial ainda mais impactante do que a mídia tradicional pode oferecer. Muitas pessoas no mesmo lugar, paradas e sem nada para fazer? Por que não ir até elas? O grupo artístico eslovaco Mini Teater foi.
Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
30
set

A invasão dos memes na política

Desde que se popularizaram, os memes (conceitos ou acontecimentos que se espalham via internet em vários formatos, especialmente montagens) invadiram inúmeros segmentos da nossa vida online ou offline; cultura, esporte, política, nada escapa do humor da internet. Mas que tipo de influência os memes podem exercer sobre uma campanha? Como eles se relacionam com a evolução política de um candidato?Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
21
set

De Obama para Obama: um grito contra a fome

De acordo com o Programa Alimentar Mundial (WFP), atualmente, 795 milhões de pessoas sofrem com a fome no mundo e a grande maioria dessas pessoas é de origem africana. O grande problema é que esses números já não geram mais o impacto necessário para chamar a atenção para o caso. A fome ficou ‘normalizada’ para a sociedade, que já não se choca como antes. Como chamar a atenção para essa questão?Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
10
set

Aylan Kurdy e as redes sociais: mudanças no rumo da política europeia

A discussão de em torno das questões de migração e refúgio sempre existiu, mas, nos últimos tempos, uma foto específica causou muita comoção. Como outros 3 milhões de conterrâneos, o pequeno menino sírio Aylan Kurdy tentou fugir de seu país com a família para tentar uma vida pacífica em outro lugar. E, como muitos deles, Aylan não conseguiu sobreviver à fuga. Fotografado em uma praia turca já sem vida, o garoto de apenas três anos trouxe a questão da Síria à discussão como nunca antes havíamos visto. Mas por que essa história entre tantas foi a única que realmente chamou a atenção do mundo?Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
08
set

Larry Lessing quer ser presidente dos EUA. E promete renunciar logo em seguida.

Você leu certo. O escritor e professor americano Larry Lessing está levantando fundos para se candidatar à presidência dos Estados Unidos e promete deixar o cargo logo em seguida. Por quê? Lessing tem um discurso completamente diferente dos outros, ele está chamando a atenção para a necessidade de uma reforma política no sistema eleitoral – coisa que ninguém mais colocou em pauta – , e, tendo realizado a reforma, não faz questão de continuar no cargo.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
04
set

Refugiados pelo mundo: muito mais que a morte de uma criança síria

O mundo está em choque com a foto do pequeno garoto sírio Aylan Kurdi, de três anos, que foi encontrado morto no litoral da Turquia. Ainda que a história seja realmente comovente, poucos lembraram nas manchetes que outras 11 pessoas morreram graças ao mesmo barco. O caso de pessoas que precisam se refugiar é muito maior e mais complexo; essa foi apenas mais uma história trágica entre milhares só neste ano.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
01
set

Primárias x Gerais: entenda o peso dos debates nos EUA

Uma pesquisa analisou anos e anos de eleições presidenciais nos Estados Unidos e detectou que a maioria dos eleitores não muda de ideia com os debates. Esse fenômeno acontece porque, normalmente, os eleitores já têm posição definida antes mesmo de os debates começarem. O eleitor americano assiste aos debates com o mesmo espírito que veriam uma partida de seu time do coração.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
21
ago

Como NÃO organizar sua campanha: o caso Carly Fiorina

Em toda campanha, é muito importante planejar cuidadosamente os caminhos de construção de imagem e comunicação. Para evitar imprevistos, é fundamental conhecer os pontos fortes e, principalmente, os pontos fracos da imagem do candidato. Errar a mão nesse aspecto pode custar muito, muito caro – especialmente se você quer ser presidente do país mais rico do mundo.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
17
ago

Happy ending para Cristina Kirchner

“Todas e todos me escutam bem? Eu também os escuto sempre.”

O mandato da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, está chegando ao seu fim. Como a legislação não permite que ela dispute essas eleições, Cristina deixará definitivamente o cargo no fim deste ano e já começou sua campanha de despedida.

O primeiro vídeo divulgado já dá o tom da comunicação dessa reta final. Uma construção visual muito bem feita – usando a técnica de Double Exposure entremeada com partes de discursos da presidenta – dá o recado com muita clareza: não foi magia, foi trabalho. E o próximo presidente tem a obrigação de transformar a Argentina em um país ainda mais forte, porque receberá dela um país muito melhor do que ela recebeu.

[LoginRadius_Share]
20
jul

WeShelter: a tecnologia pró-sociedade

O que você faz quando um morador de rua pede dinheiro na rua? Para um grupo de desenvolvedores de software dos Estados Unidos, a resposta era mais do que óbvia: fazer um app.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
10
jun

Comprar likes: entenda por que não funciona

Muitas páginas, na tentativa de alcançar o sucesso no Facebook mais rapidamente, acabam recorrendo a meios contestáveis de conseguir mais seguidores. O que os donos dessas páginas provavelmente não sabem é que comprar likes pode acabar prejudicando muito mais do que qualquer outra coisa.

Pensando nisso, a Ahead Marketing desenvolveu esse infográfico para mostrar que não existe milagre na internet – e que tentar conseguir um pode custar muito mais do que apenas algumas centenas de dólares.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
26
maio

Memes de segurança

Desde quando segurança precisa ser um assunto chato?
A Delta Airlines percebeu que, para manter a atenção dos passageiros durante todo o tempo de informação do protocolo de segurança dos voos, era preciso passar a mensagem com mais criatividade. Por que não usar o que já viralizou um dia na internet para mudar a cara do assunto?

Foi com isso em mente que a companhia investiu em um vídeo informativo com vários memes famosos. Tem “Charlie bit my finger”? Claro. Laranja Irritante? Com certeza. Também tem Doge, Halem Shake, Nyan Cat… você provavelmente verá todos os seis minutos de vídeo esperando para ver todos os memes escolhidos sem nem perceber.

 

[LoginRadius_Share]
13
maio

Bastidores de Guerra dos Tronos da política brasileira

Transformar um assunto considerado chato em algo atraente e diferente não é uma tarefa simples. Moldar a política brasileira pela ótica da série Game of Thrones, por exemplo, exigiu pesquisa, planejamento e muito trabalho.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
05
maio

5 razões para organizar sua estratégia online ainda durante a pré-campanha

A internet deixou de ser uma opção para as campanhas eleitorais. É hoje um canal necessário e decisivo. Entretanto, a eficiência desse meio dentro do composto de comunicação de uma campanha eleitoral depende da maneira que os profissionais envolvidos a enxergam. Se acreditam em mitos, como que internet é “mágica” ou há resultados do dia para a noite, começam, fatalmente, errando. Tempo e estratégia são fatores primordiais para o sucesso de uma campanha nos meios digitais.

A pré-campanha, além de ser a fase de trabalhar sua candidatura, é o melhor momento para organizar sua estratégia e sua comunicação, principalmente no ambiente online.

Listamos a seguir 5 bons motivos para aproveitar esse momento para virar o jogo a seu favor.

 

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
25
abr

12 dicas para melhorar o visual de uma campanha

Os detalhes de uma campanha fazem a diferença no resultado. Quanto mais bem encaixados são os detalhes, maior é a chance de vencer.
Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
16
abr

Guerra contra Drugo

Existem muitas maneiras de se contar uma história e, para nós da Ahead, está claro que contar por meio de formatos criativos é muito mais eficiente e interessante.

Imagine problematizar a questão das drogas no mundo com argumentos e números em um artigo. Muita gente não chegaria ao fim do texto. E se alguém explicasse a questão sob um ponto de vista medieval, usando guerras, reis e dragões? Parece difícil de imaginar? Já foi feito, veja o vídeo.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
14
abr

Game of Thrones da Política Brasileira

A Ahead Marketing Político apresenta “Guerra dos Tronos da Política Brasileira“, um mapa da política nacional baseado na série Game of Thrones.

O objetivo deste projeto é descomplicar as tramas e ligações políticas do país, fazendo com que sejam mais compreensíveis e didáticas. Para isso, adaptamos a linguagem, o formato e transformamos o assunto em um conteúdo envolvente e sem burocracia.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
13
abr

Comunicação política: 2008 x 2016

A forma de pensar comunicação política mudou muito nos últimos anos. Muita gente já entendeu que simplesmente falar com a câmera já não tem o mesmo impacto. É preciso ir além do discurso escrito e decorado para produzir uma mensagem realmente eficiente.
Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
20
mar

White Papers

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
20
mar

Vida na Casa Branca: curiosidades e histórias desconhecidas sobre os presidentes americanos

Você sabia que a Casa Branca tem 223 anos de existência?

A construção tem ao todo 6 andares, 132 quartos, 35 casas de banho, 412 portas, 28 lareiras e emprega quase 17.000 funcionários.

Dezenas de líderes já passaram pela residência presidencial mais famosa do mundo e deixaram histórias que muita gente não conhece.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
16
mar

Não deixe sua marca ser destruída por críticas online

O que fazer com as opiniões negativas de seus consumidores?

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
13
mar

Obama e a maldade no Twitter

O presidente Obama mostrou mais uma vez que entende como lidar com a própria imagem e com as críticas.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
09
mar

Como lidar com violência doméstica

Se você olhar para essa mulher, as marcas da violência vão começar a desaparecer.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
05
mar

KLM tem novo especialista

A KLM contratou um novo especialista para integrar sua equipe.

Sim, estamos falando de um cachorro.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
04
mar

Canadenses homenageiam Spock

Canadenses fazem homenagem monetária a Leonard Nimoy.

Famoso no mundo todo principalmente por interpretar o Capitão Spock, de Star Trek – Jornada nas Estrelas, Nimoy faleceu no fim de fevereiro, aos 84 anos. Após a morte do ator, a CDR (The Canadian Design Resource) aproveitou a comoção e chamou os fãs de Star Trek para “Spockizar” as notas de cinco dólares canadenses.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
03
mar

Não dá para pular este anúncio

Você não pode pular esse anúncio porque ele já acabou!

A Geico, empresa de seguros de automóveis, criou uma propaganda perfeita para o Youtube em parceria com a agência The Martin Agency. Os vídeos foram feitos para passar a mensagem completa em 10 segundos, antes que o Youtube permita que o usuário pule a propaganda – e, de quebra, ainda faz com que você queira continuar assistindo.

É a mistura perfeita de criatividade, adaptação às particularidades da plataforma e conhecimento do público na internet.

[LoginRadius_Share]
01
mar

Consumismo Africano?

Qual impacto essa foto causa em você?

Ela é parte de uma campanha feita há quase dez anos com o objetivo de fazer você repensar o consumo e as necessidades reais de cada indivíduo. E, quase dez anos depois, a campanha continua atual e chocante.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
13
fev

Nem de folga Obama descansa

A Ahead sempre acreditou que política não é um assunto chato e pode ser abordado de maneiras muito mais interessantes e eficientes.

Em um vídeo com título “O que todo mundo faz mas não diz que faz”, Obama aparece fazendo as mesmas coisas bobas que pessoas normais fazem quando estão sozinhas. Entre caretas e selfies, o presidente americano mostrou que entendeu como usar a internet.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
12
jan

Pesquisa mostra opinião de profissionais sobre Marketing Digital

As redes sociais transformaram a maneira como nos comportamos e consumimos conteúdo. Não apenas a disseminação de informações acontece de maneira cada vez mais fácil, mais rápida, como também novos relacionamentos, inclusive entre as marcas e os consumidores.

Reforçando essa ideia, uma pesquisa realizada pela Salesforce com profissionais de marketing de diferentes países aponta que grande parte dos esforços desses profissionais estará concentrada nos meios digitais em 2015.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
05
jan

TOP 10: melhores e piores marcas nas redes sociais em 2014

O estudo feito por uma empresa internacional de gestão de redes sociais acompanhou mais de 35 mil marcas mundiais e montou um top 10 de melhores e piores desempenhos.Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
20
dez

Malala: uma menina entre muitas

Vídeo une meninas do mundo inteiro em prol da educação.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
16
dez

A ideia do Gim Hendrick’s

Gim Hendrick’s mostra que a comunicação correta pode ajudar a conquistar um público difícil.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
12
dez

Greenpeace nas Linhas de Nazca

Muitas crises podem nascer das próprias ações de uma marca.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
09
dez

Conexão Aérea do Papai Noel

Storytelling, caridade e espírito de natal em uma só campanha.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]
05
dez

‘Arbys have Pepsi’

Nem sempre os comerciais super produzidos são os mais efetivos.

Continuar lendo…

[LoginRadius_Share]