logo

Notícias

20
mar

Vida na Casa Branca: curiosidades e histórias desconhecidas sobre os presidentes americanos

Você sabia que a Casa Branca tem 223 anos de existência?

A construção tem ao todo 6 andares, 132 quartos, 35 casas de banho, 412 portas, 28 lareiras e emprega quase 17.000 funcionários.

Dezenas de líderes já passaram pela residência presidencial mais famosa do mundo e deixaram histórias que muita gente não conhece.

 

Ovelhas pastando no gramado sul da Casa Branca em 1918.

Ovelhas pastando no gramado sul da Casa Branca em 1918.

Para cortar custos e economizar em mão de obra durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente Woodrow Wilson mantinha um rebanho de 48 ovelhas para, literalmente, comer o gramado da Casa Branca. Os cortadores de grama vivos de Wilson também forneceram lã para um leilão que levantou $52 mil dólares para a Cruz Vermelha.

 

 

02white-house-ww2

Uma vista das multidões que se reuniram nos portões da Casa Branca em 7 de dezembro de 1941, em Washington, depois do anúncio de que o Japão tinha anexado possessões americanas no Pacífico.

Durante a Segunda Guerra Mundial, várias medidas foram tomadas para tentar evitar problemas. Cortinas tipo blackout foram colocados sobre todas as janelas, armas antiaéreas foram instaladas no telhado, máscaras de gás ficavam pendiam aos montes em tiras de couro presas na mobília e os portões para a Casa foram todos fechados. Tudo pela segurança.

 

 

03fdr-white-house

Presidente Franklin D. Roosevelt faz o juramento para o seu quarto mandato durante as cerimônias inaugurais na varanda traseira da Casa Branca.

De acordo com o autor William Seale, os engenheiros da Casa Branca chegaram a pedir ao presidente Roosevelt para mudar a cor da casa. A intenção era pintar num estilo mais “camuflagem militar”.

 

04ap701221060

O presidente Richard Nixon no encontro com Elvis Presley em 21 de dezembro de 1970, em Washington.

Em 1970, Elvis Presley apareceu às portas da Casa Branca querendo conhecer o presidente Nixon. O Serviço Secreto levou Elvis até o presidente, que ficou muito emocionado por conhecer o Rei no Salão Oval.

 

05whnpa011-80dec0d9c112004c877aa52e98852f57e733009c

Presidente Ford saindo de sua casa no primeiro dia de seu mandato.

Os Nixons não saíram da Casa Branca no prazo correto. Por causa disso, o presidente Ford teve de exercer parte de seu mandato morando sua própria casa.

 

Presidente Ford e seu golden retriever, Liberty, no Salão Oval em novembro de 1974.

Presidente Ford e seu golden retriever, Liberty, no Salão Oval em novembro de 1974.

O presidente Ford também ficou trancado para fora da Casa Branca de madrugada após sair para levar Liberty, sua cachorrinha, para fazer xixi no jardim. Como todas as portas estavam trancadas, a cena que se viu foi o presidente dos EUA só de roupão e chinelos socando as paredes para tentar acordar alguém. Acabou acordando a casa toda, inclusive os agentes do Serviço Secreto americano.

 

08obama-white-house-oval-office

O Salão Oval, lugar onde o Presidente recebe estadistas estrangeiros.

A Ala Leste, foi construída para ser apenas temporária, mas o presidente Taft não gostava da ideia de ter que andar até outro prédio para ir ao trabalho. Graças a esse capricho é que ainda existem os famosos Salão Oval e Sala de Operações da Casa Branca.

A Ala Oeste da Casa Branca tinha um detector de radiação. Se um grupo de turistas fizesse o alarme disparar, por exemplo, ninguém mais teria permissão de continuar a visita até que a fonte de contaminação fosse encontrada e retirada da casa.

 

Trabalhadores retocando a pintura da Casa Branca em agosto de 2014.

Trabalhadores retocando a pintura da Casa Branca em agosto de 2014.

Pintar o exterior da Casa Branca exige 570 litros de uma tinta chamada ‘”White Whisper”, da marca Sherwin Williams.

 

O serviço secreto americano tem um código especial para os momentos em que o presidente está em momentos privados com sua esposa.

O serviço secreto americano tem um código especial para os momentos em que o presidente está em momentos privados com sua esposa.

O Serviço Secreto tem um código para quando o presidente e a primeira-dama precisam de privacidade. Os agentes referem-se a este tempo privado como “o casal está discutindo o problema da Bósnia.”

 

Michelle Obama experimenta os pratos dos chefs para aprovar o cardápio de um jantar com governadores americanos.

Michelle Obama experimenta os pratos dos chefs para aprovar o cardápio de um jantar com governadores americanos.

Todos os alimentos que vão para a Casa Branca são vistoriados em outro local antes de serem aprovados para o consumo presidencial. Se algum convidado levar qualquer tipo de comida para a Casa Branca, o Serviço Secreto irá descartá-la imediatamente.

 

147051418833_ccb7ae4ea8_k

Jantar oferecido por Barack e Michelle Obama no jardim sul da Casa Branca.

Jantares de Estado de luxo são financiados pelos contribuintes americanos, mas, ao final de cada mês, a primeira família é cobrada por todos os mantimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza que utiliza.

 

 

Veja aqui a matéria original do site Business Insider.

[LoginRadius_Share]
Comentários ( 1 )

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados * *